quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

filme: Escritores da Liberdade


Quem ainda não assistiu esse filme... não sabe o que está perdendo!


Guerra, violência... São as palavras que descrevem o inicio do filme que narra a história de jovens negros excluidos da sociedade e uma professora disposta a fazer o seu trabalho, custe o que custar.

Não vou narrar o filme, pois acredito ser bem mais interessante que cada um assista... mas ficam meus comentários...


Persistir, mesmo que pareça impossível, foi o que aprendi com a história a que assisti! Pude ver naquela professora uma pessoa determinada a cumprir o seu dever, mesmo que isso incluisse cumprir o dever de outros também.
A realidade que vivemos necessita de pessoas determinadas. Pode soar utópico, mas nossas escolas estão gritando por professores que tenham coragem de cumprir seu dever, não fazer apenas o que o sistema educacional manda, mas educar realmente.

Estamos escrevendo um artigo na disciplina História da Educação II, e o que decidi escrever foi sobre a questão da Democratização da escola pública (assunto muito discutido no Brasil hoje: "ESCOLA PARA TODOS"), mas do que adianta termos "escola" para todos se essas escolas não funcionarem como devem?

Enfim, só teremos uma sociedade mais justa, ou, menos desigual, quando alunos forem pequenos à escola e saírem de lá grandes cidadãos críticos diante de suas realidaddes. Esse filme trouxe uma grande reflexão e lição para minha vida... espero que, após serem tocados por essa linda história, possam refletir sobre!

Boa reflexão!