terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"A VERGONHA"

"Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB"

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo coheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver esse programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, héteros... todos na mesma casa, a casa dos "heróis", como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um "zoológico humano divertido". Não sei se será divertido, mas parece bem variado na mistura de clichês e figuras típicas.
[...]
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadissimas porque nao tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
[...]
O Biga Brother nao é um programa cultural, nem educativo, nao acrescenta informação e conhecimento intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e nao há qualquer outro estímulo como por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao fim do programa, o "escolhido" receba um milhao e meio de reais. E ai vem um psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por tra$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhoes de pessoas ligarem a cada paredão, como o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhoes e setecentos mil reais. Eu vou repetir: OITO MILHOES E SETECENTOS MIL REAIS a cada paredão.
[...]
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhoes de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mario Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar, ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins..., telefonar para um amigo..., visitar os avós, pescar..., brincar com as crianças..., namorar... ou simplismente dormir? Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e detruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Obs.: Não há confirmação de que são palavras de Luis Fernando Veríssimo

(texto na íntegra disponível em http://embrasilia24horas.blogspot.com/2010/03/bbb-10-luiz-fernando-verissimo.html )

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O enterro do "NÃO CONSIGO"

Esta história foi contada por Chick Moorman, e aconteceu numa escola primária do Estado de Michigan, Estados Unidos.
Ele era um supervisor e incentivador dos treinamentos que ali eram realizados. Um dia,viveu uma experiência muito instrutiva, conforme ele mesmo narrou:
- Tomei um lugar vazio no fundo da sala e assisti. Todos os alunos estavam trabalhando numa tarefa, preenchendo uma folha de caderno com ideias e pensamentos.
Uma aluna de 10 anos, mais próxima de mim, estava enchendo a folha de "NÃO CONSIGOs".
*"NÃO CONSIGO chutar a bola de futebol além da segunda base"
*"NÃO CONSIGO fazer divisões longas com mais de três números"
*"NÃO CONSIGO fazer com que Debbie goste de mim"
- Caminhei pela sala e notei que todos estavam escrevendo o que nao conseguiam fazer.
*"NÃO CONSIGO fazer flexões"
*"NÃO CONSIGO comer um biscoito só"
- A esta altura, a atividade despertara minha curiosidade, e decidi verificar com a professora o que estava acontecendo e percebi que ela também estava ocupada escrevendo uma lista de "NÃO CONSIGOS".
Frustrado em meus esforços em determinar porque os alunos estavam trabalhando com negativas, em vez de escrever frases positivas, voltei para o meu lugar e continuei minhas observações.
Os estudantes escreveram por mais de dez minutos. A maioria encheu uma página. Alguns começaram outra.
Depois de algum tempo, os alunos foram instruídos a dobrar as folhas ao meio e colocá-las numa caixa de sapatos vazia, que estava sobre a mesa da professora.
Quando todos os alunos haviam colocado as folhas na caixa, Donna acrescentou as suas, tampou a caixa, colocou-a embaixo do braço e saiu pela porta do corredor. Os alunos a seguiram. E eu segui os alunos.
Logo a frente, a professora entrou na sala do zelador e saiu com uma pá. Depois seguiu para o pátio da escola, conduzindo os alunos ate o canto mais distante do playgraund. Ali, começaram a cavar. Iam enterrar seus "NÃO CONSIGO!".
Quando a escavação terminou, a caixa de "NÃO CONSIGOS" foi depositada no fundo e rapidamente coberta com terra.
Trinta e uma crianças de dez e onze anos de idade permaneceram de pé, em torno da sepultura recém cavada. Donna então proferiu louvores:
-"Amigos, estamos hoje aqui reunidos para honrar a memória do "NÃO CONSIGO". Enquanto esteve conosco aqui na terra, ele tocou a vida de todos nós, de alguns mais do que de outros. Seu nome, infelizmente, foi mencionado em cada instituição pública, escolas, prefeituras, assembléias legislativas e até mesmo na Casa Branca. Providenciamos um local para o seu descanso final e uma lapide que contém seu epitáfio. Ele vive na memória de seus irmãos e irmãs "EU CONSIGO", "EU VOU", EU VOU IMEDIATAMENTE". Que "NÃO CONSIGO" possa descansar em paz e que todos os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente na sua ausência. Amém!"
- Ao escutar as orações entendi que aqueles alunos jamais esqueceriam a lição. A atividade era simbólica: uma metáfora da vida. O "NÃO CONSIGO"estava enterrado para sempre. Logo após, a sábia professora encaminhou os alunos de volta a sala e promoveu uma festa. Como parte da celebraçao, Donna fez uma faixa e escreveu as palavras "NÃO CONSIGO" no topo, "DESCANSE EM PAZ" no centro, e a data embaixo. A faixa ficou pendurada na sala de aula de Donna durante o resto do ano.
Nas raras ocasiões em que o aluno esquecia e dizia "NÃO CONSIGO", Donna simplesmente apontava o cartaz "descanse em paz". Os alunos lembravam-se que "NÃO CONSIGO" estava morto.
Eu não era aluno de Donna. Ela era minha aluna. Ainda assim,naquele dia aprendi uma lição duradoura com ela.
Agora, anos depois, sempre que ouço a frase 'NÃO CONSIGO', vejo imagens daquele funeral da quarta série. Como os alunos, eu também me lembro de que "NÃO CONSIGO" ESTÁ MORTO!

Nao perca tempo... trate de enterrar seus "NÃO CONSIGO" vale a pena! Há tanta coisa que deixamos de conquistar na vida por causa do "nao consigo". Devemos ensinar isso aos pequenos que estao aos nossos cuidados! Vamos fazer a diferença na vida de nossos alunos!

Se um cachorro fosse seu professor...

Se um cachorro fosse seu professor
Você aprenderia coisas assim:
Quando alguém que você ama chegar em casa, corra ao seu encontro;
Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro;
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto;
Mostre aos outros que estão invadindo seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar;
Corra, pule e brinque todos os dias;
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolver a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante liquido e deite debaixo da sombra de uma árvore;
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo;
Não importa quantas vezes o outro lhe magoe, não se sinta culpado... volte e faça as pazes.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Alimente-se com gosto e entusiasmo e coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
Se você quiser deitar embaixo da terra, cave fundo até conseguir.
E o mais importante de tudo:
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio; fique por perto e mostre que você está ali para confortar.
"A amizade verdadeira nao aceita imitações"

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE, DIZEM, É IRRACIONAL...